top of page
  • Grey Vimeo Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Telefone/WhatsApp

+55 (14) 99628-7021

Orientações para realizar o seu ensaio

Para ajudar quem tem vontade de fazer um ensaio fotográfico/cinematográfico, mas acha que não consegue relaxar na frente das câmeras e que tem algumas dúvidas sobre em que locais fazer o ensaio, preparamos este vídeo com os últimos trabalhos que produzimos com sugestões com campo, fazendas, haras, cachoeiras, parques e áreas urbanas.

É sempre interessante realizar o ensaio em locais que tem a ver com o estilo de vida das pessoas, pode ser em locais inusitados, como por exemplo, lugares onde o casal foi se conhecendo, em lugares que tem a ver com a história e estilo de vida de cada um.

Separamos algumas dicas abaixo do vídeo de como ficar mais à vontade para produção de um ensaio. Esperamos que sejam úteis!

O que a pessoa que não é modelo pode fazer para se sentir mais à vontade com a câmera?

Usar a imaginação ajudam tente não ver a câmera como uma câmera, imaginar que ela é uma pessoa com quem você está interagindo. A fotografia é bacana quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso natural, por exemplo, precisa estar preenchido para convencer, e ele pode ter muitas camadas de sentimento. Você pensa numa coisa e cada pessoa interpreta do seu jeito, então é preciso ter algo no olhar que remeta à emoção. Não vale ter vergonha, tem que relaxar e não ficar pensando nos seus defeitos. Quanto mais a gente quer esconder algo, parece que mais evidente fica.

Existe um melhor lado para fotografar ou isso é mito? Como a pessoa pode descobrir qual é o seu melhor lado?

Ok, temos preferência em relação ao lado que preferimos repartir o cabelo e coisas desse tipo. Se for para se sentir melhor, mais confiante, então vale a pena fotografar desse lado. Mas é bobeira se prender a isto. Até porque o mais interessante é você conseguir ter variações de poses e depois se surpreender com o resultado.

Muitas pessoas não sabem o que fazer com as mãos na hora de fotografar. O que fazer para parecer mais natural?

Acho que ajuda a dica da primeira pergunta, que é pensar em situações. Ou seja, se eu estou naquele lugar, o que eu estaria fazendo com as mãos? Onde elas estariam ou poderiam estar? Tentar deixá-las naturais e dentro do contexto. As mãos também podem ser uma bengala às vezes, pois segurar algo, por exemplo, pode transferir a tensão que estamos sentindo para aquele objeto, deixando o rosto, por exemplo, mais relaxado.

Existe alguma posição melhor para a cabeça e pescoço, para não ficar com queixo duplo ou algum outro tipo de imperfeição?

Isso depende muito do ângulo do fotógrafo, e nesse caso a direção dele é que é essencial para evitar esses problemas. A experiência ajuda nestes detalhes, mas, para quem não é modelo, seguir as orientações do fotógrafo resolve também.

A pessoa deve olhar diretamente para a câmera?

Sim e não. Não existe certo e errado, apenas o que funciona melhor para o objetivo de cada foto.

Como a pessoa deve escolher as roupas?

A produção e o estilo são fundamentais para o sucesso do ensaio. As roupas escolhidas precisam funcionar na câmera, e isso não tem receita. Menos é mais e não há necessidade de complicar. A roupa deve ajudar a pessoa a entrar naquele “personagem”. Escolha então as suas preferidas, as que te deixarem mais à vontade. Para o ensaio de casal sugerimos utilizar roupas claras e que combine um com o outro. Exemplo: Se a noiva estiver com vestido branco, o noivo deve estar com uma roupa social para combinar o estilo e com o mesmo tom de cor, para ficar em harmonia na fotografia do ensaio.

Divirta-se com essa experiência!

O ideal é se divertir e curtir a experiência sem se preocupar com o resultado. Autoconfiança e entrega são ferramentas que a gente não ensina, isso vem de dentro de cada um e isso é o grande diferencial.

bottom of page